top of page

武德

MANDARIM:WUDE

CANTONÊS:mou 5 dak1

VIRTUDE MARCIAL

O WUDE não é exclusividade de nenhum estilo em especial no universo das Artes Marciais Chinesas mais sim um código de conduta geral de qualquer praticante de artes marciais chinesas.

há também muitos WUDE hoje em dia apresentados em variadas escola de wushu zhongguoren que mostram valores e éticas marciais que podem ser bem aproveitados abaixo uns dos mais conhecidos, estes são a interpretação de sídney sobre as Virtudes Marciais.

Mandarin

Virtudes do Caráter:

Humildade/Qiānxùn/谦逊;

Respeito/Zūnzhòng/尊重;

Honestidade/Chéngshí/诚实;

Confiança/Xìnrèn/信任;

Lealdade/Zhōngchéng/忠诚.

Virtudes da Mente:

Vontade/Jiāng/将;

Resistência/Zǔlì/阻力;

Perseverança/Yìlì/毅力;

Paciência/Rěnnài/忍耐;

Coragem/Yǒngqì/勇气.

Cantonês

Virtudes do Caráter:
Humildade/him1 seon3/謙遜;
Respeito/zyun1 cung4/尊重;
Honestidade/sing4 sat6/誠實;
Confiança/seon3 jam6/信任;
Lealdade/zung1 sing4/忠誠.

Virtudes da Mente:
Vontade/zoeng3/將;
Resistência/zo2 lik6/阻力;
Perseverança/ngai6 lik6/毅力;
Paciência/jan2 noi6/忍耐;
Coragem/jung5 hei3/勇氣.

Virtudes do caráter

Humildade/Qiānxùn/谦逊

Ser humilde é uma das principais qualidades do artista Marcial, a humildade é a mãe de todas as virtudes só se pode crescer sendo humilde, só se pode aprender quando se reconhece que não se sabe de tudo, a humildade faz crescer o orgulho faz diminuir.

Respeito/Zūnzhòng/尊重

o bom artista Marcial sempre respeita seu mestre e seus colegas de treino, repseita tanto pessoas quanto animais, o respeito delineia  o relacionamento entre o ser humano e os outros a sua volta.

Honestidade/Chéngshí/诚实

Ser honesto pode ser definido simplesmente como  "fazer o que é certo e não aceitar o erro"  entender sempre que toda as ações geram consequências boas ou ruins dependendo da atitude de quem a pratica.

Confiança/Xìnrèn/信任

É a capacidade de se fazer confiável como ter confiança em alguém, não há nececidade da prova da confiança ela se constrói com o tempo, o bom aluno não testa a confiança de seu professor e nem vice versa mas tudo acontece naturalmente. claro que não se deve confiar cegamente pode se perceber e agir conforme a atitude de que não agiu com honra.

Lealdade/Zhōngchéng/忠诚

No wushu zhongguoren a lealdade é muito importante a importancia que um estudante de arte marcial chinesa da a disciplina que pratica ao seu mestre e irmãos é essencial e comparado a lealdade qesue se tem aos preceitos familiares e aos membros da familia, desse modo pode se desenvolver fidelidade ao estudo e o treino marcial.

Virtudes da Mente:

Vontade/Jiāng/将

Pode ser entendida como a chama que o Artista Marcial leva dentro de si para alcançar seus objetivos sempre levando em consideração aquilo que para ele é mais importante sem se apegar a superficialidades e perder o foco de seus objetivos é em essência a vontade da alma.

Resistência/Zǔlì/阻力

Qualquer treinamento possui dificuldades tanto fisícas quanto mentais, então é preciso que o praticante se atenha de predisposições para suportar obstáculos para se manter em pleno desenvolvimento marcial.

Ter resistência vai muito além de suportar treinos fisicos extenuantes, mas ter psicologicamente a mente resistente para suportar adversidades da vida.

Perseverança/Yìlì/毅力

No wushu gongfu zhongguoren o estudo nunca acaba então é necessário que o praticante tenha perseverança para nunca deixar seu treinamento e nunca deixar de estudar pois nas artes marciais chinesa a pratica e o aprendizado nunca acaba, mesmo um professor bem graduado um mestre ou um abade esta em constante aprendizado apesar de apto a ensinar aquilo que sabe.

Paciência/Rěnnài/忍耐

Dedica-se muito tempo para se tornar um praticante habilidoso no wushu gong fu zhongguoren, o conhecimento vem com o tempo de estudo e treino, não se deve almeijar resultados imediatos pois a pressa é inimiga da perfeiçção os apressados não alcançam maestria, mas os pacientes colhem os melhores frutos.

Coragem/Yǒngqì/勇气

O bom artista marcial é um corajoso nato, saber enfrentar qualquer situação com coragem a qualquer momento é um dos pilares do exito da pratica marcial, coragem não é a ausência do medo mas encarar esse medo com gana assumindo os riscos e nunca perder o foco da sua vontade, então o medo pode até ser usado na busca de suas metas.

"Um dos meus maiores medos é ser escravo do medo, por isso o medo é meu servo."

Sídney da Silva Sousa



 

bottom of page